segunda-feira, 2 de novembro de 2009

10 anos sem Greg Moore

Ontem, completaram-se 10 anos da morte do piloto canadense Greg Moore, em Fontana, última etapa da F-Indy, em 1999.



Me lembro dessa corrida, porque foi a primeira vez que vi um acidente fatal no automobilismo. Como na morte de Senna eu só tinha 5 anos e ainda não me interessava por corridas [parece estranho isso, mas já ouvi falar de um monte de fãs incondicionais que viram a morte de Senna aos 5, 4, 3 anos...].

Assistia a corrida pela transmissão do Sportv. Naquela época a categoria ainda atraia muitos fãs por causa das transmissões do SBT e do maior sucesso de piloto brasileiros (Gil de Ferran brigava pelo título enquanto Barrichello corria na modesta Stewart pela F-1) e pode-se dizer que em alguns momentos chegava a disputar a atenção da F-1.

A corrida marcou o título do colombiano Juan Pablo Montoya, sensação do ano, que logo no ano seguinte estrearia na F-1.

O que me lembro é do narrador chamando a atenção para o fortíssimo acidente do canadense Greg Moore. O socorro foi rápido, mas um repórter ia acompanhando as notícias. Lembro de um nível de gravidade das lesões: de 1 a 5, sendo 1 o mais leve e 5 a morte cerebral. O repórter repassou a informação dos médicos: 4. Era muito sério.

Depois de alguns minutos o narrador anunciou: Greg Moore não resistiu e faleceu.

Eu nunca tinha visto isso... um piloto que eu conhecia, vi correndo nas outras etapas, li uma reportagem sobre seu talento na revista Racing daquele ano (capa, se não me engano) e naquele acidente que eu vi ao vivo, ele perdia a vida.

Nenhum comentário: