sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Melhores 2009

Nesse clima de fim de ano, chegam as listas dos melhores do ano, e ainda os melhores da década!
Eu não vou ficar de fora, e já vou elencar os meus vencedores... para começar, os melhores de 2009!

Filme do ano

Avatar
Esse aí veio no finzinho do ano, em dezembro, mas bateu o favorito 2012, talvez porque um mundo alternativo seja melhor do que uma catástrofe nesse mundo.
Talvez os efeitos especiais não sejam exatamente a novidade, mas a história prende, as cenas de guerra são impressionantes e o enredo tem questões interessantes, como o paraplégico querendo voltar a andar, a destruição de uma terra que não é a sua e relação com a natureza.


Vilão do ano:

Aquecimento Global
Até quem nunca plantou uma árvore virou ambientalista desde criancinhas. Esse ano os protestos parecem ter ganhado mais voz, os jornais separar espaço maior a esse assunto. E nem assim a reunião de líderes em Copenhague vingou.


Programa de humor:

CQC
Enquanto outros programas de humor caem no humor sem-graça [vide Zorra e Pânico], até que se prove o contrário o CQC tem fôlego pra fazer o pessoal rir. O programa ganhou pelos temas interessantes [algumas matérias bem sem-graças, com entrevistas vazias às vezes, é verdade], comentários ácidos de Rafinha Bastos e Marco Luque na bancada, e pelo bem selecionado quadro Top Five.

Humorista do ano:

Bruno Mazzeo
Escrevendo humor desde a Escolhinha do Professor Raimundo (a antiga, de 1990), o filho de Chico Anysio têm mostrado muito talento no programa Cilada, transferido do Multishow para o Fantástico. O mais engraçado fica para os comentários de Bruno e para seus personagens [como um antropólogo repetitivo e um machão ingênuo]

Música do ano:
I Got a Feeling – Black Eyed Peas
Não sou exatamente fã de música pop, mas essa música era uma daquelas que empolgavam o pessoal na festa. Tocou o ano inteiro e diria que até demorou para encher o saco.

Desenhista:

Adão Iturrusgarai

Traços simples, do tipo “até eu faria”. É mesmo? Então faça com a criatividade do desenhista, que tem seu trabalho publicado diariamente na Ilustrada da Folha de São Paulo. Destaque para a série nonsense Mundo Monstro e Aline, que virou seriado na Globo.

Programa de Rádio / Criação
Charge do Jornal
O jornal matutino da rádio CBN teria um desfalque nas férias. O comentarista Arnaldo Jabor tiraria férias para dirigir seu filme. Solução? Botar no lugar um programete de humor, uma charge, como nomearam. Com a locução de Heródoto Barbeiro, texto irônica, efeitos sonoros interessantes e uma trilhar sonora escolhida magistralmente, Jabor quase foi deixado para trás. Depois do seu retorno, a CBN optou por tornar a Charge do Jornal um programa fixo. Vale a pena conferir.
Em breve, tem mais!

Um comentário:

Vanessa (Glória) disse...

Eu também andei pensando na música do ano e elegi I Gotta a Feeling. Precisamos admitir que o BEP e o David Guetta (que ajudou na produção) conseguiram fazer um ótimo trabalho...e que o YouTube ajudou quando um flash mob com essa música explodiu na rede. Agora, falta dizer que I gotta a feeling that this year is gonna be a good year!