segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pop que vira cult: Avatar

Começando a série "O Pop que vira cult" que tal o filme mais pop do momento? Avatar pode ser o filme mais caro de todos os tempos e correr o risco de ter umas maiores bilheterias também...

Será que é mesmo um filme superficial, que só agrada a quem gosta de futurismo, outros mundos e guerras? Talvez, mas vamos dar uma olhada mais aprofundada.

O protagonista é um fuzileiro palaplégico que vê a promessa de pagamento de sua cirurgia caso cumpra sua missão. Para isso, ele deve se tornar um ET espião e conhecer os costumes do alienígenas [que são os nativos, aliens lá são os humanos]. Nessa missão de controlar o avatar de um et... quem diria, seu avatar anda! Dá pra pensar no que um paraplégico faria para voltar a andar? E a sua sensação ao dar seus novos primeiros passos?

E as diferenças culturais? Os costumes dos aliens em muito lembram os dos indígenas, com a maior ligação da natureza. Assim como os indígenas, suas riquezas seriam atacadas pelos brancos do século 22, munidos de armas poderosas. O motivo? Um mineral que se encontrava abaixo da terra. Te lembra petróleo? Aliás, numa frase despecebida no filme, lembra-se que o planeta desses invasores já estava exaurido.

Tem também aquela história de todos os filmes: ele se infiltra na tribo ET e repassa informações aos militares terráqueos, depois, vê-se envolvido com a tribo. E aí? Escolhe entre o poder, a possibilidade de voltar a andar ou o contato harmonioso com a natureza e seus semelhantes?

Isso tudo pode ser exagero. Só não dar pra falar que é psicologia baratar... Esse filme custou milhões!

Nenhum comentário: