domingo, 24 de janeiro de 2016

Cinco "erros" de Star Wars (ou cinco coisas que não fazem sentido na saga)


Até pouco tempo atrás eu não dava muita atenção à saga Star Wars, mas com o lançamento do capítulo 7 resolvi assistir aos filmes anteriores e acabei me tornando mais um fã da série criada por George Lucas. Mesmo assim, nessa maratona que fiz notei algumas inconsistências. Claro que alguns desses "erros" são propositais, deixaram a história mais interessante, romântica. Mas não fazem sentido:

1 - Linguagem - Yoda é um sábio. Mestre na arte da luta Jedi, pensador, filósofo de frases profundas. Mas em 800 anos de vida ele nunca foi inteligente o suficiente para aprender o idioma dos humanos a ponto de dizer frases na ordem direta. Além disso os dróides, robozinhos que consertam tudo, nunca são programados para falar a mesma língua dos seus donos.

2 - Medicina - Os tratamentos médicos são avançadíssimos naquela galáxia distante. Um exemplo é a pronta recuperação de Darth Vader depois de ser queimado na lava (Episódio 3). Mas em outros casos, doenças simples parecem não ter tratamento. No mesmo filme - A vingança dos Sith - o vilão General Grievous tosse toda vez que aparece em cena.



3 - Informação - São centenas de planetas com um intercâmbio intenso de populações, exércitos e mercadorias. Cada planeta tem gigantescos arranha-céus, o que sugere bilhões de habitantes. Mas as civilizações mais avançadas não dispõem de nenhum sistema de troca de informação parecido com a imprensa: internet, jornal, tv, nada.

4 - Armamento - O mundo de Star Wars não representa o nosso futuro ("Há muito tempo, numa galáxia distante...") mas é uma civilização avançada com robôs e espaçonaves. Mas me espanta a inutilidade de armas laser, os blaster. O tiro é lento e pode ser desviado por uma espada Jedi. Uma arma de fogo que existe aqui no planeta Terra seria invencível lá. Será que um Jedi consegue desviar uma bala?

5 - Engenharia - Em toda galáxia, com todo o dinheiro do Universo, ninguém conseguiu criar uma espaçonave mais rápida e ágil do que a Millenium Falcon, uma lata velha que sempre precisa de uma gambiarra de Han Solo e Chewbacca.

Nenhum comentário: