sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Capitulismo em crise

Mais um editorial televisivo de Prefácio de Oliveira (aos desavisados: é um texto de humor...):

A Rede Globo não é mais a mesma. A crise atravessou as portas da emissora carioca e até o telespectador pode perceber que já começaram os cortes no orçamento. A maior prova disso é o minissérie Capitu, que tem séries restrições orçamentárias.

Vamos às provas do corte de despesas que a Globo está fazendo na minissérie. Começemos pelo título. Ao invés de um longo "Dom Casmurro", eles optaram por apenas seis letras. Economizaram também no escritor e no roteirista, porque foi só pegar um texto pronto.

A pindaíba na frente das câmeras é tanta que o personagem Bento mais velho tem que usar um bigode pintado. Não havia dinheiro para comprar um bigode falso! E ainda pra economizar em cenário pra um Bentinho na adolescência e outro na maturidade, botam os dois no mesmo lugar! Pra economizar em takes, botam os dois conversando!

E as cenas com metrôs, carros ao fundo? Estilo, dramatização? Não! É economia em cenários também! Ou o responsável pela seqüência foi demitido por conta da crise e ninguém notou os carros no fundo!

O pior ficou para a caracterização de José Dias. Só alteraram a cor do terno do Visconde de Sabugosa! Não basta mudar a cor do terno para nos enganar!

Recapitulando: eles cortaram gastos em cenários, personagens, figurino! A crise está brava pro lado da vênus prateada. Daqui a pouco eles começam a passar novela mexicana, pregação de pastor e fazer aqueles cenários de animação virtual.
_____________________________________________________________
Prefácio de Oliveira é piloto-de-testes de controle remoto

Nenhum comentário: