segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mais Massa...

Considerações sobre Felipe Massa:

Demorou para eu considerar o Massa um piloto digno de ser campeão. Sua trajetória não tem nada de extraordinário. Teve um primeiro ano de F-1 regular na Sauber e foi piloto de testes da Ferrari no ano seguinte, o que mudou sua carreira.

Mas mesmo até o ano passado Massa não me parecia um grande piloto. Dos quatro pilotos das maiores equipes (McLaren e Ferrari) ele foi o único que não disputou o título. Não que fosse um ruim corredor, mas não no nível dos outros dois (melhor que o Raikkonen talvez... que ironia, Kimi foi o campeão).

Esse ano Felipe se mostrou sobretudo profissional. Fez corridas ótimas. Nada de extraterrestre. Algumas vezes encarou Alonso em 2007 e em 2008 foi pra cima de Hamilton. Fora isso fez várias poles. Subiu no meu conceito. Aí sim o considerei um candidato ao título.

Que uma coisa fique clara: pra mim, Hamilton e Alonso são melhores que Felipe. São mais rápidos, mais ousados - no caso de Lewis - e mais constantes - no caso de Fernando. Só que Massa é constante e ousado num grau certo, o que o deixa em vantagem.

No fim das contas, Massa só concorreu ao título por tinha uma Ferrari. Ironicamente, ele só perdeu pelos erros da equipe italiana.

A postura do brasileiro da Ferrari é outro fator importante. Diferente de Fittipaldi, por exemplo, Massa não é lá um piloto carismático. Se mostra muito irritado na maioria das vezes. Bem ao estilo do humor de Senna. E diferente de Barrichello é menos passional. Se por um lado, demorou para atrair a anteção do brasileiro, por outro foi menos radical nos sentimentos, como é Rubinho.

De qualquer jeito, foi ótimo ter aquela sensação de "Ele vai ser campeão!!" Há poucos metros do fim. Uma sensação que grande parte dos amantes do automobilismo jamais teve até ontem.

(ainda tem muito o que escrever sobre a corrida e o campeonato)

Nenhum comentário: