terça-feira, 15 de setembro de 2009

Piquet foi campeão na situação de Rubinho

Os 14 pontos de diferença entre Button e Barrichello na pontuação desta temporada não tiram o sonho do título para o veterano. Isso porque o Brasil já conquistou um campeonato numa situação muito parecida.

De acordo com cálculos dos InRulex, o Instituto de Pesquisas Russo Logo Existo, no segundo título mundial de Nelson Piquet, em 1983 correndo pela Brabham, os mesmos catorze pontos separavam o líder Alain Prost de Piquet, restando igualmente 4 corridas para o final.

O campeonato acabou com dois pontos de vantagem de Piquet. Isso porque em 4 GPs ele venceu 2 e em outro chegou em terceiro. Nesse ínterim, Prost só conseguiu um segundo lugar.

Mas calma lá! Não adianta fazer as contas com os números dessa temporada. É que em 1983 a vitória premiava o vencedor com 9 pontos. O segundo colocado recebia 6 pontos, e o terceiro 4. Hoje a pontuação de quem sobre no pódio é 10, 8 e 6.

Num hipotético final de temporada semelhante ao de 1983, duas vitórias e um terceiro dariam a Rubinho 26 pontos. Um segundo lugar de Button lhe renderia 8 pontos. Ou seja, Barrichello conquistaria 18 ponyos a mais de Button e terminaria o campeonato 4 pontos a frente do inglês!


Que que custa torcer?

Tabela do Campeonato consultada: Wikipedia

Nenhum comentário: