domingo, 15 de abril de 2012

Finalmente Rosberg

Uma promessa do automobilismo alemão que demorou 111 corridas para brilhar. Rosberg chegou à Fórmula-1 pela porta da frente, logo na Williams, quando a fase da equipe inglesa não era tão ruim. Os resultados foram bons, mas pouco tempo depois sua habilidade foi ofuscada pelo fenômeno Vettel, e nem mesmo seus resultados na Mercedes nos dois últimos anos – superando facilmente Schumacher – eram suficientes para chamar a atenção do torcedor alemão vidrado no prodígio da Red Bull. 

Agora a coisa muda. Vencer logo na terceira corrida prova que Nico e sua Mercedes estão bem. Poderia até ter sido uma dobradinha se não fosse uma falha da equipe no pit stop do alemão mais velho. Apostar em título é precipitado, mas estamos falando de um time que sob a batuta de Ross Brawn levou o inesperado Jenson Button ao título em 2009 ainda sob o nome de Brawn GP.

O filho de Keke Rosberg não enfrentou dificuldades para vencer na China. A corrida foi divertida por causa das ultrapassagens, mas confusa por causa das diferentes estratégias de paradas. Isso porque Sauber e Mercedes resistiram mais na pista sem trocar os pneus, enquanto outras escuderias pararam três vezes. Foi bom negócio para o time alemão, mas não para os suíços, que só marcaram um ponto com Kobayashi.

Apesar da evolução em relação às últimas corridas, a Red Bull não é mais a mesma. Precisou se desdobrar na pista e na estratégia para por Webber no quarto lugar e Vettel no quinto. Podia ser pior. Poderia ser a Ferrari. Os lampejos de boas posições de Massa e Alonso nada mais eram do que umas voltas a mais com pneus duros, nada de evolução no carro. Resultado: nono para o espanhol e mais uma corrida sem pontos para Massa. 

Felipe teve um dia tão decepcionante quanto o de Raikkonen, que largou na segunda fila e andou para trás. Ficou de fora da zona de pontos e ainda viu o colega Grosjean chegar numa ótima sexta-posição: o primeiro depois de RBR, Mercedes e McLarens. 

Já Bruno Senna fez a lição de casa. Foi o sétimo e já põe 10 pontos de vantagem para o colega de Williams Pastor Maldonado. É um ótimo começo e as outras equipe estão abrindo o olho. Até a Ferrari. 

Lá do fundo do grid:
Caterham e Marussia terminaram a corrida uma volta atrás do líder Rosberg, o que é um resultado incrível. Já a Hispania deixa pra lá... Essas três equipes são as piores da categoria, e evidentemente, nenhum dos seis pilotos pontuou em 2012. O detalhe é que apenas SETE pilotos não pontuaram esse ano. O infame grupo é completado por Felipe Massa... 

Nenhum comentário: