domingo, 6 de julho de 2008

Em paz com a Rainha

E Lewis Hamilton fez as pazes com a imprensa inglesa. O piloto da McLaren fez uma grande corrida e sob chuva venceu o GP de seu país, em Silverstone (pista que não fará parte do calendário da categoria em 2010). Felipe Massa teve um péssimo fim de semana, com direito a batida na sexta-feira, um nono tempo na qualificação de sábado e várias rodadas no domingo. Terminou a prova na 13ª e última posição entre os que completaram.
Diferente de Massa, Nelsinho Piquet teve um bom fim de semana e vinha bem na corrida. Após ultrapassar Alonso (pela segunda vez em duas corridas) ele ocupava a quarta posição, mas a chuva apertou e seu Renault acabou deslizando na pista molhada, indo parar na caixa de brita. Fim de corrida.
Se Massa e Piquet não terminaram bem a corrida, Barrichello teve o melhor fim de semana dos últimos três anos. Largou lá na 17ª e contou com rodadas e abandonos dos pilotos que estavam na sua frente. Pilotou com segurança na chuva e nem mesmo um problema nos pit stops comprometeu seu resultado. Terminou a corrida em terceiro.

Vamos às notas: (eu me divirto com isso)
1 - Lewis Hamilton - 9,5 - Ótima largada. Ultrapassou o companheiro de equipe com muita personalidade e pilotou de modo agressivo. De uma ou outra escorregada, mas nada que comprometesse a corrida.
2 - Nick Heidfeld- 10,0 - Ele tem se mostrado um ótimo piloto, daqueles que só faz o seu trabalho e isso basta para alcançar grandes resultados. A ultrapassagem dupla sobre Raikkonen e Alonso já é mais do que suficiente para um dez.
3 - Rubens Barrichello - 10,0 - Brilhante desempenho do brasileiro que vinha pessimista para essa corrida. Contou com erros dos adversários, mas também fez ultrapassagens na pista. Não errou, por isso teve a nota máxima.
4 - Kimi Raikkonen - 7,0 - Foi frio, simples assim. Deu uma ou outra erradinha, mas não se excedeu na pilotagem, o que o ajudou a permanecer na pista. Não foi exatamente agressivo, mas isso não é uma falha nessas situações.
5 - Heikki Kovalainen - 7,0 - Vinha na pole, mas preferiu não arriscar. Acabou errando com a pista molhada, mas guiou com calma. Nessa corrida isso foi valioso.
6 - Fernando Alonso - 7,0 - O piloto espanhol teve altos e baixou na pista. Foi ultrapassado por Piquet e cometeu outros erros na pista. Agressivo no final, acabou não conquistando posições.
7 - Jarno Trulli - 8,0 - Largou em 14º e manteve-se na pista, diferente de seu companheiro, Timo Glock. Chegou a ocupar a segunda posição, mas foi por causa da estratégia dos boxes. Boa corrida. Merecia mais pontos.
8 - Kazuki Nakagima - 5,0 - Saiu da pista várias vezes, mas nada que comprometesse o resultado final. Mais sorte que outra coisa.
9 - Nico Rosberg - 6,0 - Largou dos boxes e vinha bem. Não fosse uma batida no fim da corrida teria terminado nos pontos.
10 - Mark Webber - 6,0 - Exagerou na primeira volta e rodou após largar em segundo. O resto da corrida foi de recuperação.
11 - Sebastien Bourdais - 5,0 - Vem fazendo uma corridas mais discreta que a outra depois de um bom começo de temporada.
12 - Timo Glock - 3,5 - Corrida muito ruim. Errou várias vezes.
13 - Felipe Massa - 2,0 - Só largou bem, porque com a pista molhada ele foi o piloto que mais rodou.
NÃO COMPLETARAM
14 - Robert Kubica - 7,5 - Vinha fazendo uma boa corrida, mas um errinho era fatal. Carro na caixa de brita é fim de prova
15 - Jenson Button - 5,0 - Não fez nada demais e ficou a corrida inteira atrás de Rubino, seu companheiro de Honda.
16 - Nelson Piquet - 8,5 - Grande corrida. Só que um único erro foi o suficiente para encerrar sua corrida mais cedo. Tem muitas chances pela frente. Com o desempenho de hoje ele não corre risco de perder sua vaga na Renault
17 - Giancarlo Fisichella - 7,0 - Vinha bem na corrida. A Force India não é tão lanterninha como parecia antes.
18 - Adrian Sutil - 4,0 - Corrida discreta. Acabou se assustando numa tentativa de ultrapassagem e ficou atolado na grama.
19 - Sebastian Vettel - SEM NOTA - Ele correu?
20 - David Coulthard - SEM NOTA - Vai fazer falta na categoria, já que ele se aposenta no fim do ano. Mas não faz falta nenhuma hoje.

CORRIDA - 9,0 - A corrida foi muito boa. Com a chuva tudo ficou mais emocionante, mas as vezes era necessária a entrada do Safety Car e o telespectador não entendia mais o que estava acotecendo com tanta confusão. Pelo que me lembre, foi o GP com mais ultrapassagens no ano.

Nenhum comentário: