Mais coincidências ou não, no meu aniversário acontecem as duas principais corridas do automobilismo mundial. Na Fórmula-1 é disputado o GP de Mônaco nas ruas de Monte Carlo, enquanto na Indy realiza-se as (quase) centenárias 500 milhas de Indianápolis. Essa última tá acontecendo agora. TV ligada aqui do lado. Os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves têm chance de vitória. Mas a da F1 já se passou e vou falar um pouco dela.
Como sempre, tudo fica mais divertido quando chove. Ainda teve piloto que falou que ia ser um perigo correr em pista molhada sem controle de tração. Quer moleza? Foi mais interessante. Vários toques nos muros, escorregadas e giros...
Não deu pro Massa, que largou em primeiro e deu uma errada na primeira curva que lhe custou por algumas voltas e liderança. Mas de qualquer jeito não ia dar certo porque a estratégia de Hamilton era melhor. O pódio ficou de bom tamanho. Agora ele está a um ponto de Raikonnen no campeonato. Pra ser sincero eu estava mais torcendo para o Kubica do que para qualquer outro. Esse polonês será campeão num prazo de 3 anos, aposto.
Como sempre me preocupei mas com o Rubinho que com o Massa. Até parece que eu não gosto de piloto da Ferrari, mas é que as coisas estão mais difíceis pro Rubinho. Piquet ainda nem dá pra torcer. Pelo menos Barrichello pontuou!
NOTAS
1 - Lewis Hamilton - 9,0 - Sabe correr em Mônaco. Contou com a estratégia da equipe e com as confusões da corrida, mas podia ter compremetido tudo com a batida nas primeiras voltas.
2 - Robert Kubica - 10,0 - Um dos poucos que não bateu. Teve sorte com o erro de Massa, mas vinha sempre com tempos melhores. Se Kubica já é bom na pista seca, no democrático piso molhado ele é melhor ainda. Em um prazo de três anos será campeão da categoria. Aposto.
3 - Felipe Massa - 7,0 - Seu erro comprometeu a corrida, mas mesmo sem ele Felipe não venceria porque estratégia de Hamilton foi melhor. Pelo menos encostou em Kimi no campeonato.
4 - Mark Webber - 10,0 - Não cometeu nenhum erro e ultrapassou Barrichello na pista. Foi perfeito na medida do possível.
5 - Sebastien Vettel - 10,0 - Não errou e conseguiu completar a prova com o seu novo Toro Roso. Missão mais do que cumprida
6 - Rubens Barrichello - 9,5 - Grande corrida depois de um treino ruim. Um dos poucos que não bateu. Fez grandes voltas, e seu único pecado foi ter perdido as três posições que havia ganho logo nas primeiras voltas. Igualou a pontuação de Button no campeonato.
7 - Kazuki Nakajima - 7,0 - Completou a corrida mesmo com alguns sustos. Se não tivesse que trocar o bico do carro após um toque estaria melhor classificado.
8 - Heikki Kovalainen - 7,0 - Seu carro falhou na largada, o que o levou ao fim da fila. Foi competitivo mas errou ao tocar em Button nas voltas finais.
9 - Kimi Raikkonen - 5,0 - A Ferrari não apresentou os pneus que seriam utilizados por Kimi na hora certa antes da corrida, o que lhe custou um Drive Thru. O finlandês ainda errou duas vezes na pista, além de ter sido um pouco lento.
10 - Fernando Alonso - 6,5 - Foi prejudicado pela escolha da Renault de usar pneus pra pista seca. Competitivo na pista, arriscou algumas ultrapassagens, mas causou mais confusão. Corajoso pelo menos.
11 - Jenson Button - 5,5 - Não fez nada demais e foi atrapalhado por Kovalainen. Ficou bem atrás de Rubinho mesmo tendo largado na frente.
12 - Timo Glock - 0,0 - Fez uma péssima corrida. Errou várias vezes atrapalhando a corrida de muitos pilotos. Completou por muita sorte.
13 - Jarno Trulli - 4,0 - Só largou bem. Não se envolveu em confusões, mas foi lento. Prendeu Barrichello por várias voltas.
14 - Nick Heidfeld - 4,0 - Não teve um bom dia. Ficou a corrida inteira no pelotão de trás, sendo que seu companheiro de equipe subiu ao pódio.
15 - Adrian Sutil - 10,0 - Achei cafona botar nota "11,0", mas o piloto foi impecável. Levava a fraca (sem trocadilho) Force India a uma inesperada quinta posição, quando foi tocado por trás por Kimi Raikkonen, que vinha descontralado. Restou a Sutil chorar nos boxes.
16 - Nico Rosberg - 5,5 - Vinha bem na corrida, na zona de pontuação até bater forte a 17 voltas do final.
17 - Nelson Piquet - 4,0 - Corrida discreta por causa da escolha equívoca de pneu e por ter ficado preso no tráfego. Bateu sozinho.
18 - Fisichella - 3,5 - Não fez nada de mais e bateu. O pior é que seu companheiro de equipe surpreendeu.
19 - David Coulthard - SEM NOTA - Bateu sozinho no começo da corrida.
20 - Sebastien Bourdais - SEM NOTA - Bateu sozinho, e depois bateu em Coulthard no começo da corrida.
EQUIPES:
McLaren - 9,0 - Mantém sua hegemonia em Mônaco. Estratégia certeira para a vitória de Hamilton e o ponto de Heikki.
BMW - 7,5 - Heidfeld não rendeu, mas Kubica foi impecável.
Ferrari - 7,0 - Falha feia com o pneu de Kimi. A estratégia com Massa não foi ruim e a equipe conseguiu a primeira fila.
Red Bull - 6,0 - Não quebrou, e Webber pontuou. Possivelmente o mesmo destino de Coulthard se o escocês não tivesse batido.
Toro Roso - 6,0 - Desempenho próximo da Red Bull. Estréia de carro novo num lugar em que não se pode tirar conclusões.
Honda - 7,0 - Bom desempenho em pista lenta. Rubinho foi muito rápido.
Williams - 6,0 - Corrida discreta, mas eficiente com os dois pilotos.
Renault - 5,0 - Errou feio na escolha de pneus de seus pilotos.
Toyota - 6,0 - Ótimo treino classificatório, mas os dois carros deram trabalho na pista. Trulli foi lento e Glock precisou trocar de bico três vezes por tantos acidentes.
ORGANIZAÇÃO - 7,0 - Alguns fiscais de pista não sabiam o que fazer com os carros que tinham batido. O Safety-car só entrou quando realmente necessário
TRANSMISSÃO DE TV - 6,0 - Achou vários acidentes, mas contou com uma chuva que não venho e não mostrou os tempos das paradas.
Um comentário:
Parabéns pela cobertura ,cara.Muito boa mesmo, na real.como vc coneguiu tantas informações?
Bem legal e olha que eu nem ví a corrida.Suas notas são bem democráticas , não valorizam só quem vence, mas quem se virou bem com o que tinha também.
Postar um comentário