terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os 10 tipos de eleitor - Qual deles você é?

Para quem não sabe, os eleitores não se dividem em classes sociais, ou gênero, orientações ideológicas. Se dividem em alguns grupos, conforme escolhem seus governantes. Vejamos os principais exemplos:

1 - O eleitor que fala de política o ano todo, acha um absurdo a população se preocupar mais em Big Brother e futebol do que política, mas no fim de semana das eleições ele precisa viajar e não vota.

2 - Tem aquele que escolhe o candidato mais bizarro que tem, e vota nele "em protesto". Nunca protestou na vida, nunca defendeu nada, só escolheu o tal candidato porque ele é diferente de todos os outros. Depois, nem quer saber o candidato fez.

3 - Existe aquele que sempre reclama do Congresso, do Senado, do Governo, diz que ninguém lá presta, é tudo ladrão. Mas quando aparece um político novato para enfrentar um velho de guerra, aposta na "experiência".

4 - O eleitor que tem preguiça de escolher candidato, voto na candidato do bairro porque o cara "é simpático".

5 - É o outro preguiçoso. Pergunta quem o Fulano está apoiando, e vota.

6 - Tem também o cidadão que até a véspera das eleições não sabe quem é candidato a deputados, governador, vereador, vota em qualquer um e depois reclama.

7 - [Esse é o meu favorito]: O eleitor que nunca dá a menor atenção para política, e no dia da votação vota em Branco porque é "contra tudo que aí está" e diz que se 50% dos eleitores votarem em branco ou nulo haverá outras eleições. Mal sabe que não é nada disso. (Só haverá outra eleição se o candidato eleito com mais de 50% dos votos válidos for cassado).

8 - Tem também o eleitor que pensa, pensa, reflete, e conclui que todos os políticos são ladrões e por isso vota no "Rouba, Mas Faz".

9 - Além do eleitor que diz que seu candidato venceu o debate (que por acaso ele não assistiu, mas viu a reportagem no dia seguinte), tem aquele que sempre pergunta para o amigo "mais bem informado": "Quem venceu o debate?".

O último é que eu mais vejo por ai:
10 - Aquele que decide em quem vai votar baseado nas pesquisas eleitorais - vota no primeiro porque não quer votar em perdedor; vota no candidato nanico porque não quer sujar as mãos votando em quem tem chance de ganhar; deixa de votar no terceiro para votar no segundo por que quer segundo turno. Tudo isso sem pensar em ideologia, programa de partido, base aliada.

Um comentário:

Leonardo disse...

qual dos dez você é?