1 - O eleitor que fala de política o ano todo, acha um absurdo a população se preocupar mais em Big Brother e futebol do que política, mas no fim de semana das eleições ele precisa viajar e não vota.
2 - Tem aquele que escolhe o candidato mais bizarro que tem, e vota nele "em protesto". Nunca protestou na vida, nunca defendeu nada, só escolheu o tal candidato porque ele é diferente de todos os outros. Depois, nem quer saber o candidato fez.
3 - Existe aquele que sempre reclama do Congresso, do Senado, do Governo, diz que ninguém lá presta, é tudo ladrão. Mas quando aparece um político novato para enfrentar um velho de guerra, aposta na "experiência".
4 - O eleitor que tem preguiça de escolher candidato, voto na candidato do bairro porque o cara "é simpático".
5 - É o outro preguiçoso. Pergunta quem o Fulano está apoiando, e vota.
6 - Tem também o cidadão que até a véspera das eleições não sabe quem é candidato a deputados, governador, vereador, vota em qualquer um e depois reclama.
7 - [Esse é o meu favorito]: O eleitor que nunca dá a menor atenção para política, e no dia da votação vota em Branco porque é "contra tudo que aí está" e diz que se 50% dos eleitores votarem em branco ou nulo haverá outras eleições. Mal sabe que não é nada disso. (Só haverá outra eleição se o candidato eleito com mais de 50% dos votos válidos for cassado).
8 - Tem também o eleitor que pensa, pensa, reflete, e conclui que todos os políticos são ladrões e por isso vota no "Rouba, Mas Faz".
9 - Além do eleitor que diz que seu candidato venceu o debate (que por acaso ele não assistiu, mas viu a reportagem no dia seguinte), tem aquele que sempre pergunta para o amigo "mais bem informado": "Quem venceu o debate?".
O último é que eu mais vejo por ai:
10 - Aquele que decide em quem vai votar baseado nas pesquisas eleitorais - vota no primeiro porque não quer votar em perdedor; vota no candidato nanico porque não quer sujar as mãos votando em quem tem chance de ganhar; deixa de votar no terceiro para votar no segundo por que quer segundo turno. Tudo isso sem pensar em ideologia, programa de partido, base aliada.
Um comentário:
qual dos dez você é?
Postar um comentário