sábado, 14 de maio de 2011

Por uma redução do Paulistão

Amanhã tem final do Paulistão e não perco a oportunidade para opinar sobre esse campeonato estadual.Aliás, sobre os estaduais em geral: está na hora deles serem enxugados ao máximo.

A temporada do futebol brasileiro é muito longa e não basta o torneio nacional ter 38 rodadas. Inventaram de fazer um Paulistão em que jogam todos contra todos. Na prática, os times da elite jogam três turnos num ano, sem contar Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. E sem contar que este ano o torneio estadual teve quartas, semi e final. 

Sou a favor de uma redução drástica no número de jogos, o que de maneira alguma vai prejudicar o preparo das equipes para o Brasileirão. Que tal um Campeonato Paulista com dois grupos, como já teve recentemente, cada um com oito, dez ou até onze times, mas só jogos de ida e depois vamos "pros finalmente" do mata-mata [sim, essa fase costuma ser a mais emocionante. Acho que deve ser mantida pelo menos no estadual].

Outra sugestão é um torneio menor ainda, cujos vencedores participam de um torneio regional, nos moldes do que era a Copa Rio-São Paulo. Exemplo: no Paulistão jogam 16 equipes, em quatro grupos, e os dois finalistas conquistam acesso para uma copa com os finalistas do Carioca, do Mineiro e sei lá mais de onde para disputarem uma vaga na Libertadores, ou na Sul-Americana. Não deixa de ser uma oportunidade daquele time pequeno alcançar as Américas.

Extinguir o Paulistão parece uma medida drástica já que isso praticamente minaria qualquer possibilidade de ascensão de um time do interior. Então que tal todos os jogos dos 4 grandes acontecerem no interior. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos só jogam como adversários. Pode afastar os paulistanos, mas aproxima os interioranos, porque não? A garantia de ver os quatro jogando na sua cidade movimentaria o Interior.

Está feita a sugestão.  


Nenhum comentário: