terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia do Deputado Inútil

Sabe aquele candidato que você escolhe por último na hora das eleições presidenciais? Isso, aquele mesmo... deputado estadual! Lembra em quem votou, né? Ah, deixa pra lá.

O fato é que um levantamento do jornal O Estado de São Paulo divulgado nesta terça-feira (08) revela que dos mais de 1.700 projetos de leis aprovados na Assembléia Legislativa de São Paulo entre 2007 e 2010, mais de 1.500 dizem respeito a nome de ruas e criação de datas comemorativas.

Os parlamentares reclamam que seu campo de atuação é limitado já que eles não podem legislar sobre orçamento.

Para que criar e votar leis sobre direitos humanos, meio ambiente, defesa do consumidor ou cidadania, não é mesmo?

Pelo menos poderiam criar e aprovar o Dia do Deputado Inútil.

Se o espaço para atuação dos deputados estaduais não é dos maiores, então para quê 90 parlamentares? Isso sem contar que no pouco espaço para criação de leis, eles se esforçarem e conseguiram aprovar aumento nos próprios salários: de R$ 12 mil para R$ 20 mil.

Isso não é exclusividade dos deputados estaduais, mas mostra uma carência na cobertura da mídia: a TV e os jornalões mostram as imprudências dos congressistas toda hora. Ficamos sabendo de tudo [na verdade nem 1%] o que fazem senadores e deputados federais. Os jornais locais se concentram nas Câmaras Municipais... e infelizmente, as Assembléias Legislativas ficam à deriva.

Tem gente que não sabe o que é Assembléia Legislativa, nem para serve uma dessas.

Aí já viu, né?

Nenhum comentário: