sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrô RLE 2010

Fim de ano e ninguém aguenta mais retrospectivas, então vamos acabar logo com isso. Vamos relembrar alguns dos posts mais memoráveis do blog. Haja links!

(ah, e se você é um daqueles simpáticos que estão soltado rojão desde o Natal, saiba que você merece chegar em 2011)

Por exemplo, esse ano o blogger disponibilizou aos blogueiros estatísticas de acessos. Com isso, agora sabemos qual foi o post mais visto: Dois touros frente a frente, texto sobre a decisão (vitoriosa) da equipe Red Bull de F-1 de permitir que seus dois pilotos disputassem o título
abertamente.

O comentário teve 160 acessos. Quase o triplo do número de acessos do segundo colocado - e vale relembrar! - que é a lista dos 10 tipos de eleitores. Alias, qual deles você é?

Já o podcast mais acessado fala da confusão dos documentos necessários para votar.


2010 marcou a tragédia do Haiti, retratada no desenho ao lado, postado em 14 de janeiro.

Marcou também uma reviravolta na diplomacia e no acesso à informação com o Wikileaks. Vazamento seguido de vazamento e uma mal explicada prisão de Julian Assange, criador do site. Na saída da prisão, Assange declarou: "Vazei!"

Ano de eleição e humoristas estavam proibidos de satirizar os políticos. Isso gerou um protesto, devidamente reportado em um podcast.

Por falar em humor, o blog discutiu o jornalismo do CQC, o fim do Casseta & Planeta e a qualidade do Comédia MTV.


Voltando à política, tirei duas fotos dos dois principais candidatos à presidência: Serra sendo enforcado (com o falecido Quércia ao fundo); e a foto da presidente Dilma Rousseff, que me valeu 15 minutos de fama no G1.

Já a rivalidade entre Tucanos e Petistas rendeu alguns comentários. Também acertei em cheio a previsão de que o nome do vice de Serra era piada pronta. Enfim, era uma eleição que mais parecia com a A Fazenda.


Nas postagens de 2010 o blog firmou suas convicções, deu espaço a colunistas renomados (mesmo que não existam) e praticou o verdadeiro jornalismo-mentira.

Foi o ano da Guerra contra o tráfico no Rio, complicada unanimidade, que mostra que José Padilha, diretor de Tropa de Elite 2, foi o maior Relações Públicas [do Bope, no casos] do país este ano.

O blog também apresentou comentários sobre assuntos delicados, como o Plano Nacional dos Direitos Humanos, a ligação de Dilma com a luta armada e a Lei da Anistia (lei que tem importância histórica... ué, o Tratado de Tordesilhas também tem importância histórica. Vamos retomá-lo?)

Esse ano, por exemplo, eu descobri as duas palavras que os garcons não entendem quando você está com dor de garganta: "SEM + GELO".

Já no futebol, o Corinthians, diferente do PMDB, não conseguiu nenhum vice. E ainda no Campeonato Paulista fiz uma aposta certeira sobre o Palmeiras. Foi ano de Copa. Diga-se de passagem, a primeira Copa sem Van der Sar defendendo a Holanda, desde o século XVI

Também não podem faltar as tradicionais eleições de melhores do ano. Como esse texto já deve estar enchendo, separei duas categorias:
Melhor filme: Tropa de Elite 2
Melhor filme estrangeiro: A Origem

Para encerrar, eis os meus textos favoritos desde ano que se encerra:

Fui! Só atualizo na próxima década!

Nenhum comentário: