sábado, 9 de abril de 2011

Elpídio Reali Junior

Fui surpreendido hoje com a notícia da morte do jornalista Reali Júnior, da Rádio Jovem Pan, que eternizou o slogan "Às margens do Sena, junto à maison de la radio" seja lá o que isso signifique. Mas era uma frase marcante.


Ótimo jornalista, Reali era uma símbolo de correspondente internacional. Mesmo trabalhando  para dois veículos ditos conservadores, como Estadão e Jovem Pan, teve biografia escrita por Gianni Carta, com direito a introdução de Mino Carta, ambos da revista de centro-esquerda Carta Capital. 


Por coincidência, estava e estou lendo o livro "Às Margens do Sena" e vinha me tornando cada vez mais fã do Epídio (sim, esse era o seu nome...). Ele trabalhou na cobertura do Golpe Militar, fugiu para Paris por causa da perseguição na ditadura. Nas últimas décadas vinha abordando crises mundiais, Copas do Mundo e mais tudo que for pauta na Europa e que mexa com o mundo inteiro.


Reali Júnior nasceu em Bauru em 1939, mas ainda não vi referências à perda desse grande jornalista na imprensa local. 


Vai ser diferente a partir de agora ouvir o Jornal da Manhã sem o seu boletim com o encerramento "Jovem Pan Paris volta a chamar sua sede em São Paulo, Brasil". 

Nenhum comentário: