domingo, 17 de abril de 2011

Xangai, Hamilton e desgaste de pneus

Difícil lembrar de uma corrida tão boa quanto essa da China neste domingo. Ainda mais quando nenhum fator externo (exemplo: chuva) deixa tudo imprevisível. Tenho que admitir que as mudanças no regulamento da Fórmula-1 foram responsáveis pela ótima disputa. Isso porque critiquei a pouca resistência dos pneus, obrigando pilotos a fazer várias paradas. 


Acontece que na China as equipes estavam mais preparadas para contornar o desgaste dos pneus. Resultado: diferentes estratégias e um resultado imprevisível. Além disso, a facilidade para ultrapassar (que chegou com o novo regulamento) também motiva os pilotos a brigar por posição: "Bom, eu vou parar na próxima volta, mas se estou bem mais rápido que o piloto da frente, porque não ultrapassar?". Suponho que esse tenha sido o pensamento de vários competidores, já que foram muitas as disputas por posição de quem estava prestes a entrar nos boxes. 


Por falar em boxes, a vitória de Hamilton em Xangai pode ter acontecido graças a um erro no pit. E não, não foi um erro da equipe. Jenson Button, da McLaren, estava entre os 3 primeiros e brigava pela vitória até entrar na área de pit stop da Red Bull. Os mecânicos da equipe austríaca não entenderam nada e recuaram. Não é a primeira vez que isso acontece com o time dos energéticos. Em 2008, Jaime Alguersuari fez a mesma coisa, mas com a justificativa de sua equipe ser a Toro Roso, irmã mais nova da RBR. 


Já o alemão Sebatian Vettel viu que não basta ter um carro impecável se os pneus não estão no melhor ponto. Não teve como segurar a ponta, e Hamilton sagrou-se vencedor. Além do desgaste dos pneus, o alemão enfrentou problemas na comunicação via rádio com sua equipe. De qualquer forma, ainda é o líder, mas agora sabe que tem uma McLaren no seu encalço. 


Já Mark Webber, o australiano da Red Bull, fez uma fantástica corrida de recuperação e subiu ao pódio mesmo depois de largar em 18º. Nesse final de semana, saiu com saldo positivo. Um fôlego na disputa interna com Vettel. 


Felipe Massa chegou a ocupar o segundo lugar, mas a sua tática era arriscada. Perderia tempo demais trocando pneus e o carro rendia pouco na reta final da prova. Caiu para o 6º posto. Pelo menos à frente de Fernando Alonso. 


****
Boa corrida de Nico Rosberg. Liderou por um tempo na confusões das paradas e acabou em 5º. Merece uma vitória ainda nessa temporada. 


***
Se a Lotus Renault não deu sequência a sua boa série de resultados nesse final de semana, a Force India manteve o nível. Já a Williams de Barrichello e Maldonado toma o posto de maior decepção desse início de temporada. Não consegue sair do pelotão de trás. 


***
A ótima vitória de Lewis Hamilton não foi suficiente para o inglês merecer algo mais do que um dos mais feios troféus que já vi na F-1. 

Nenhum comentário: