domingo, 8 de junho de 2008

É festa em Varsóvia

Não é por causa dos gols de Podolsky que os poloneses estão rindo à toa. Muito pelo contrário. Esse compatriota deles naturalizou-se alemão e vestiram a camisa germânica na estréia das duas nações na EuroCopa. O jogo acabou em 2 a 0 mesmo, mas não é esse o motivo da festa vermelha e branca.
Robert Kubica venceu pela primeira vez na Fórmula-1 neste domingo, no mesmo circuito de Montreal em que sofreu o mais grave acidente dos últimos anos na categoria.
Dessa vez sem susto, o polonês contou com a falha de Lewis Hamilton na saída dos boxes na hora do safety car. O inglês não viu o sinal vermelho e bateu na traseira de Kimi Raikkonen, que estava devidamente parado. Kimi e Lewis abandonaram naquele momento.
Pois é. Corrida boa é corrida com confusão. No post de ontem eu acertei e errei ao mesmo tempo. Falei que Kubica iria vencer neste ano, mas que não seria no Canadá. 1x1. Mas de qualquer jeito é muito bom ver um piloto desse vencendo!

Vamos às notas de todos os pilotos e equipes:
1 - Robert Kubica - 10,0 - Simplesmente não errou. Isso bastou para vencer o GP do Canadá. É a sua segunda nota máxima seguida. É o líder do campeonato com 42 pontos. Quatro a mais que Hamilton e Massa.
2 - Nick Heidfeld - 9,0 - Pilotou com segurança. Deu muito sorte, assim como Kubica. Por alguns detalhes poderia ter sido o vencedor.
3 - David Coulthard - 10,0 - O tiozão da categoria não se arriscou . Suas estratégias de treino vem dando certo.
4 - Timo Glock - 8,0 - Por um erro nas voltas finais fez seu companheiro de equipe, Trulli, perder uma posição para Massa. Mas no geral foi muito bem.
5 - Felipe Massa - 9,5 - Não fosse o problema da mangueira de combustível poderia vencer. Não ultrapassou Glock mas a ultrapassagem dupla sobre Barrichello e Kovalainen valeu o dia.
6 - Jarno Trulli - 8,0 - Perdeu pontos só pelos erros nos treinos. Mas fora isso fez seu trabalho.
7 - Rubens Barrichello - 8,0 - Grande corrida. Chegou a liderar por causa da estratégia de uma única parada. Segurou quem vinh atrás por um bom tempo, mas um errinho a poucas voltas do fim lhe custou duas posições.
8 - Sebastien Vettel - 7,0 - Resistiu aos ataques de Kovalainen, arrancando um pontinho valioso.
9 - Heikki Kovalainen - 4,5 - Não era para andar tão atrás dos adversários. Ainda tomou aquela ultrapassagem de Massa. Também não passou Vettel.
10 - Nico Rosberg - 6,5 - Foi atrapalhado pela batida de Hamilton nos boxes e fez uma corrida de recuperação.
11 - Jenson Button - 5,0 - Teve problemas no carro nos treinos, mas não fez nada demais na corrida em que seu companheiro chegou a liderar.
12 - Mark Webber - 5,0 - Corrida decepcionante para quem costuma chegar na zona de pontuação. Só ficou nela com as paradas de boxes.
13 - Sebastien Bourdais - 5,0 - Corrida apagada. Teve a desonra de ter sido o último na pista.
14 - Giancarlo Fisichella - 4,0 - Abandou após rodas sozinho. Vinha numa corrida apagada no fim do pelotão.
15 - Kazuki Nakajima - 5,0 - Vinha bem, chegou a estar na zona de pontuação, mas um toque em Button quebrou seu aerofólio.
16 - Fernando Alonso - 9,0 - Vem fazendo grandes corridas, mas teve problemas no câmbio quando era terceiro colocado.
17 - Nelsinho Piquet - 5,0 - Vinha apenas comprindo seu trabalho até rodar. É bom que ele melhore nas pistas européias.
18 - Kimi Raikkonen - 8,0 - Largou bem, poderia vencer não fosse o erro de Hamilton.
19 - Lewis Hamilton - 4,0 - Arruinou a sua corrida e a de Kimi.
20 - Adrian Sutil - 4,0 - Corrida sem sal.

EQUIPES
BMW - 10,0 - Chegou a tão sonhada vitória, que nem a sua antecessora Sauber havia alcançado. Ainda por cima com dobradinha. Vai vencer outras este ano.
Red Bull - 9,0 - Tão sonhado pódio com Coulthard. Estratégia tem que contar com sorte. Webber que não foi tão bem.
Toyota - 9,0 - Boa corrida de seus dois pilotos. Alguns errinho, mas nada que comprometa sua nota.
Ferrari - 7,0 - Não rendeu o que se esperava. Massa divertiu a turma.
Honda - 7,0 - Está melhorando. Button teve problemas, mas podia ter pontuado.
McLaren - 6,5 - Corrida discreta de Kovalainen, mais um erro de Hamilton. Nem pontuou numa corrida que poderia ter vencido.
Toro Roso - 7,0 - Um pontinho com Vettel. Está de bom tamanho.
Renault - 8,0 - Bom trabalho com Alonso. Piquet não pontuaria de qualquer jeito.
Force India - 4,0 - Não saiu das últimas posições.


Aliás... pra que entrar nos boxes se o sinal pode ficar vermelho? Ninguém pensou nisso? Ou o piloto não deveria sair esperando por isso?

Nenhum comentário: