sábado, 14 de junho de 2008

Quem é Jornalista?

Vi no Blog do Flávio Gomes (http://ultimosegundo.ig.com.br/esportes/opiniao/blig_do_gomes/) um vídeo do desabafo do locutor Luciano do Vale a respeito do tratamento que a imprensa vinha dando sobre a final da Copa do Brasil. Entrem lá e procurem "Surtou". Ainda não sei por vídeos aqui, por isso deixo o link.

Luciano é um dos meus narradores favoritos e muito do que ele disse eu concordo. Às vezes parece que a imprensa esportiva de São Paulo quer que seu Estado se separe do Brasil. Depois ele fala que no seu entendimento de "jornalista" não está alguns dos seus colegas de Band, e de transmissão, como Godoy (comentarista de arbitragem), Neto, Milton Leite, além de Flávio Prado(Jovem Pan e Gazeta). São agitadores, querem bagunça, na opinião dele.

Para Luciano, jornalista tem que ter diploma. Olha, só tive um semestre de facudade de jornalismo até agora, e não acho que seja uma coisa que mude para sempre a formação de uma pessoa, e que o diploma seja um divisor de águas. Mas acho que no fundo dá pra entender o que ele quis dizer.

Sobre os citados, concordo em alguns pontos. Não gosto do modo como trabalham, sobretudo Milton Leite. Mas gosto do Flávio Prado e o vejo como ótimo jornalista. Ele não agita sem argumentação. Ele se informa, buca base para dizer o que diz. Não é só um radialista.
Sobre o "é só um jogo", parece estranho sainda da boca de um locutor, mas vai dizer que não é?

Nenhum comentário: